Equipamentos e Profissionais Envolvidos na NR13
Saiba mais Sobre os Equipamentos e Profissionais Envolvidos na NR13
Já falamos em outros artigos deste blog, o que é a NR13 e a sua grande importância para a segurança de todos os que trabalham em indústrias que utilizam caldeiras e vasos de pressão. Neste artigo iremos abordar um pouco mais sobre os equipamentos que se enquadram na NR13 e os profissionais que estão envolvidos na aplicação da NR13.
Caldeiras e vasos de pressão que devem passar pela normatização NR13
Caldeiras e vasos de pressão são equipamentos utilizados para produzir e acumular vapor sob pressão maior que a atmosférica, utilizando algum tipo de fonte de energia para que isso aconteça.
Caldeiras e vasos de pressão que não fazem parte da NR13
- Geradores de circulação forçadas ou fornos que operam com serpentinas sujeitas a gases ou chamas diretas, que não acumulam, porém geram vapor.
- Caldeiras que operam à base de fluído térmico e não vaporizam.
- Serpentinas de vasos de pressão ou caldeiras que utilizam o calor residual para superaquecer ou gerar vapor.
- Trocadores de calor do tipo Kettle, Reboiler, Refervedores, TLE nos quais os projetos de construções foram baseados em critérios referentes a vasos pressão.
Pressão Máxima de Trabalho Permitida (PMTP) ou Pressão Máxima de Trabalho Admissível (PMTA)
A Pressão Máxima de Trabalho Permitida (PMTP) ou Pressão Máxima de Trabalho Admissível (PMTA) se referem ao valor máximo de pressão que pode ser utilizada no aparelho, de acordo com o código do projeto, parâmetros operacionais, dimensões do equipamento e resistência dos materiais utilizados.
Como são os profissionais habilitados para aplicar a NR13
O profissional habilitado para aplicar a NR13 deve primeiramente ter uma formação de acordo com a função que exerce dentro da indústria, tendo os conhecimentos mínimos para poder realizar os cursos e treinamentos necessários. Deve estar envolvido nas atividades e ações referentes às caldeiras e vasos de vapor, e acompanhar todas e quaisquer atividades que forem realizadas nos equipamentos.
O profissional responsável pela aplicação da NR13 pode ser funcionário da empresa ou pessoa contratada apenas para esse finalidade. Em qualquer caso, o profissional deve ter se submetido a todos os cursos e treinamentos necessários e apresentar domínio sobre o conteúdo.
A NR13 é formada por várias normas que se forem seguidas adequadamente farão do ambiente de trabalho um local seguro e produtivo. Estes são apenas alguns detalhes quanto aos equipamentos que devem ser normatizados de acordo com a NR13 e os trabalhadores responsáveis pela normatização. Em outros artigos serão abordadas mais algumas particularidades da NR13, não deixe de nos acompanhar e se informar mais sobre a NR13!