Saiba mais Sobre os Equipamentos e Profissionais Envolvidos na NR13

 

image

Já falamos em outros artigos deste blog, o que é a NR13 e a sua grande importância para a segurança de todos os que trabalham em indústrias que utilizam caldeiras e vasos de pressão. Neste artigo iremos abordar um pouco mais sobre os equipamentos que se enquadram na NR13 e os profissionais que estão envolvidos na aplicação da NR13.

Caldeiras e vasos de pressão que devem passar pela normatização NR1

Caldeiras e vasos de pressão são equipamentos utilizados para produzir e acumular vapor sob pressão maior que a atmosférica, utilizando algum tipo de fonte de energia para que isso aconteça.

Caldeiras e vasos de pressão que não fazem parte da NR13

• Geradores de circulação forçadas ou fornos que operam com serpentinas sujeitas a gases ou chamas diretas, que não acumulam, porém geram vapor.

• Caldeiras que operam à base de fluído térmico e não vaporizam.

• Serpentinas de vasos de pressão ou caldeiras que utilizam o calor residual para superaquecer ou gerar vapor.

• Trocadores de calor do tipo Kettle, Reboiler, Refervedores, TLE nos quais os projetos de construções foram baseados em critérios referentes a vasos pressão.

image

Pressão Máxima de Trabalho Permitida (PMTP) ou Pressão Máxima de Trabalho Admissível (PMTA)
A Pressão Máxima de Trabalho Permitida (PMTP) ou Pressão Máxima de Trabalho Admissível (PMTA) se referem ao valor máximo de pressão que pode ser utilizada no aparelho, de acordo com o código do projeto, parâmetros operacionais, dimensões do equipamento e resistência dos materiais utilizados.

Como são os profissionais habilitados para aplicar a NR13

O profissional habilitado para aplicar a NR13 deve primeiramente ter uma formação de acordo com a função que exerce dentro da indústria, tendo os conhecimentos mínimos para poder realizar os cursos e treinamentos necessários. Deve estar envolvido nas atividades e ações referentes às caldeiras e vasos de vapor, e acompanhar todas e quaisquer atividades que forem realizadas nos equipamentos.
O profissional responsável pela aplicação da NR13 pode ser funcionário da empresa ou pessoa contratada apenas para esse finalidade. Em qualquer caso, o profissional deve ter se submetido a todos os cursos e treinamentos necessários e apresentar domínio sobre o conteúdo.

A NR13 é formada por várias normas que se forem seguidas adequadamente farão do ambiente de trabalho um local seguro e produtivo. Estes são apenas alguns detalhes quanto aos equipamentos que devem ser normatizados de acordo com a NR13 e os trabalhadores responsáveis pela normatização. Em outros artigos serão abordadas mais algumas particularidades da NR13, não deixe de nos acompanhar e se informar mais sobre a NR13!

Laudos NR13 Vasos e Caldeiras © 2016. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso e Política de Privacidade E-mail: mundialcurso@gmail.com  |  contato@mundialcursos.com.br Telefones:(19)3387-0794-Claro:(19)99322-8384-Tim:(19)98133-4463